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Calibrar pneus: 5 riscos que você corre ao calibrar incorretamente

Autohub Service | Calibrar pneus: 5 riscos que você corre ao calibrar incorretamente

Calibrar pneus com a periodicidade correta é essencial para a sua segurança. O ideal é enchê-los toda semana, conforme a pressão indicada pela montadora e sempre quando os pneus estiverem frios, ou seja, no posto mais próximo da sua casa. E, ainda, ter um aumento no consumo de combustível do veículo, depende da marca e do modelo do carro. 

Listamos 5 motivos para você calibrar pneus corretamente; nem demais ou de menos.

Vamos começar com os problemas causados pelo excesso de pressão.

1º Estabilidade no eixo traseiro

Vale ressaltar que todo tipo de carroceria sofre quando há falhas na calibragem. Por exemplo, a picape fica instável quando os pneus têm pressão acima do normal. O pneu fica rígido e tende a quicar, o que traz instabilidade ao eixo traseiro por causa desse excesso. Uma dica importante: ao carregar a picape você precisa aumentar a pressão dos pneus. Ao esvaziá-la, a pressão deve ser reduzida ao normal exigido pela montadora. 

2º O contato do pneu com o solo diminui

A lateral do pneu é responsável por carregar a maior parte da carga do veículo. Quando há excesso de pressão na calibragem, essa lateral levanta demais e a área de contato do pneu com o solo diminui. Isso pode aumentar seu espaço de frenagem. 

Siga a leitura e conheça os problemas causados pela falta de pressão.

3º Danos no pneu

Com a calibragem baixa, o pneu estará mais suscetível a sofrer danos por impacto, como queda em buraco ou choque contra o meio-fio. Isso pode formar bolhas na lateral e diminuir o tempo de uso do pneu.

4º Risco de capotamento no Veículo Utilitário Esportivo

Muito conhecido como SUV, o Veículo Utilitário Esportivo tem o centro de gravidade mais alto do que veículos baixos. Os seus pneus são maiores e, quando estão murchos, baixam as laterais, aumentando a área de contato do pneu com o solo, o que pode ocasionar um capotamento, mesmo com o controle de estabilidade.

5º Detalonamento

Ao calibrar incorretamente, o seu pneu pode sair da roda. Detalonamento, como é conhecido, é quando o pneu sai da roda enquanto o veículo está em movimento. Pode ocorrer por diversos fatores, como excesso de peso no carro ou uma curva muito fechada, somados ao principal deles: pneus mal calibrados, com menos pressão do que o necessário.

Assim como calibrar pneus corretamente, trocá-los é necessário para manter a integridade do veículo e a segurança. Se você está precisando trocar os pneus, na Autohub, loja de pneus em São Paulo, temos pneus para todos os tipos de veículos, priorizando sempre a segurança e o desempenho. Faça já uma visita a uma de nossas lojas!