Clique e ligue já Cobrimos a concorrência
Contato via WhatsApp
Contato via WhatsApp

Google lança novo mapa em alta definição para carro smart

Painel de um carro smart, com o seguinte texto: Conheça o novo mapa do Google para carros smart

Com previsão para lançamento em 2024, foi anunciado em janeiro deste ano uma nova funcionalidade para os motoristas: um mapa em alta definição, semelhante a um jogo realista, com a função de complementar o já existente Google Maps. Este novo recurso, chamado de Geo Automotive Google, também trará informações em tempo real sobre o tráfego, para assim melhorar o planejamento das rotas, sendo exclusivo para alguns modelos específicos de veículos, o que podemos chamar de um carro smart. 

As empresas Volvo e Polesta serão as primeiras montadoras a adotar esta tecnologia em seus respectivos novos carros de 2024, EX90 e Polestar 3. Esses veículos serão totalmente elétricos, além de serem equipados com alta tecnologia, como sempre trazem. Por exemplo, o Polestar 3, virá com uma tela de 14,5 polegadas e também com uma tela secundária de 9 polegadas, que funcionará como um cluster de toda a interface do veículo, além disso o carro smart também conta com projeções de informações importantes no para-brisa. 

Interior de um veículo Polestar, com o mapa do Google sendo exibido em um tablet

Interior do veículo Polestar 3 (fonte: www.polestar.ccom.br / acesso fev. 2023)

Será como estar em um jogo?

A sensação do painel realista traz uma total imersão para o condutor, podendo assemelhar-se até mesmo a um jogo. No entanto, a ideia é trazer mais segurança, precisão e maiores informações para o motorista, oferecendo uma experiência com alta eficiência em dirigibilidade. Além disso, o sistema também já está caminhando para que, no futuro, seja possível a introdução de uma direção autônoma segura. 

Apesar de não sabermos em detalhes como será este novo mapa, o vice-presidente e gerente geral da Geo Automotive Google, Jorgen Behrens, afirmou que o novo sistema de geolocalização foi projetado especificamente para as montadoras (Volvo e Polestar), não sendo possível instalar em qualquer veículo. Ele fornece dados abrangentes de nível de localização que, de acordo com suas próprias palavras, “são cruciais para alimentar a próxima geração de sistemas de direção assistida e autônoma”. 

Uma observação importante é que os carros smart escolhidos devem possuir placa de vídeo potente, no caso Nvidia. Então essa sensação de jogo será possível através da observação pelo motorista do próprio veículo na pista, enquanto ele está sendo conduzido, em terceira pessoa. Este efeito ocorrerá através das câmeras que o automóvel terá integradas em seu próprio sistema. 

Carros cada vez mais inteligentes para tecnologias inovadoras 

Falando sobre o carro smart EX90, da Volvo, que também será contemplado com a nova tecnologia do Google, este veículo traz recursos incríveis relacionados à segurança. Como por exemplo o sistema de detecção de ocupantes para evitar que qualquer pessoa ou animal de estimação seja deixado para trás em um cenário potencialmente perigoso. Também traz um outro sistema, o de entendimento do motorista, através de sensores no volante que são capazes de identificar se o motorista está desatento ou sonolento, intervindo para ajudar. 
Também podemos citar, no mesmo veículo, uma função que está relacionada totalmente com a condução do carro smart, a tecnologia LiDAR. A partir dela será possível examinar continuamente o ambiente em que o carro está inserido, isto é, sua frente, traseira e suas laterais. Será possível detectar objetos, de diferentes formas e tamanhos, tendo um entendimento tridimensional do espaço e fortalecendo, cada vez mais, a segurança do motorista e passageiros. Como podemos observar na imagem abaixo, este veículo também contará com diversos painéis modernos para assistência.

Interior de um carro Volvo, com o mapa do Google sendo exibido dentro de um tablet

Interior do veículo EX90 (fonte: https://www.volvocars.com/br / acesso fev. 2023.)

O uso de assistentes virtuais para controlar as funções do veículo 

As assistentes virtuais já são populares no Brasil e ainda mais populares no mundo; muitas pessoas utilizam no seu dia a dia dispositivos domésticos como Alexa, Google Assistant. Sem ficar de fora dessas tecnologias, a Volvo e a Polestar também estão lançando em seus veículos recursos de check-in remoto com essas assistentes. Assim, será possível verificar os níveis de bateria do carro smart ou aquecê-lo. No momento, essa tecnologia está disponível apenas nos EUA e tem previsão para ser lançada em outros mercados no final deste ano ou no início de 2024.  

Fique por dentro das últimas tecnologias do setor automobilístico aqui na AutoHub 

Para você que quer estar sempre por dentro dos melhores conteúdos sobre carros, navegue por nosso blog e conheça diversos tópicos da AutoHub, tanto em tecnologia quanto em mecânica automotiva. Somos um autocenter e loja de pneus em São Paulo e oferecemos avaliação gratuita para o seu carro. Conheça todos os serviços disponíveis para o seu veículo. Nossos especialistas estão prontos para analisar as necessidades e realizar todos os reparos necessários.