Clique e ligue já Cobrimos a concorrência
Contato via WhatsApp
Contato via WhatsApp

Quais itens fazem parte da suspensão do carro?

Quais itens fazem parte da suspensão do carro? | AutoHub

O carro é composto por muitas peças. A maioria dos motoristas não as conhece. No entanto, é importante que aqueles que têm um automóvel saibam quais itens fazem parte dele. Hoje, iremos explicar quais são os elementos que compõem o sistema de suspensão. É fundamental saber para identificar possíveis problemas e solicitar que um profissional especializado em carro faça a manutenção automotiva do sistema.

Aprenda sobre as peças da suspensão automotiva

A suspensão automotiva tem a função de sustentar o carro e suportar o impacto causado ao passar por quebra-molas e buracos. Esse sistema oferece maior conforto ao motorista e aos passageiros. Além disso, proporciona estabilidade e controle, ajudando na direção do veículo. Ele trabalha com um composto de elementos que iremos apresentá-los abaixo.

Amortecedores

Fundamental para o controle do automóvel, os amortecedores são os principais itens da suspensão. Sem eles, o carro ficaria quicando a cada irregularidade das vias. Os amortecedores têm a responsabilidade de dominar o efeito da mola. Quando ela é comprimida, o amortecedor expande devagar e de forma dinâmica, equilibrando a atividade. Assim, o veículo se mantém estável.

Molas

As molas trabalham em conjunto com os amortecedores para diminuir o impacto sentido ao passar por obstáculos nas ruas. Elas podem ser de dois tipos diferentes: helicoidal ou feixe de molas. Ambos os modelos são flexíveis para proporcionar o efeito desejado. As molas costumam ser colocadas na coluna de suspensão ou em suportes típicos para isso, dependendo do carro.

Braço oscilante

Muito conhecido como bandeja de suspensão, o braço oscilante é essencial para a suspensão, pois conecta a sua coluna ao chassi do automóvel. O principal objetivo é, realmente, ser um apoio à coluna de suspensão. Ela age em movimento contínuo e precisa desse ponto fixo. O braço oscilante é unido à carroceria por meio de buchas de borracha. Do outro lado, é conectado pelo pivô.

Pivô de suspensão

O pivô de suspensão é a peça que possibilita que a coluna de direção gire em volta do seu próprio eixo e se movimente de cima para baixo. Assim, é possível que o braço oscile. Para ligar a coluna de suspensão ao chassi, ele atua junto com as buchas. 

Batente

O batente é um item fundamental para a função da suspensão. Ele serve para conectar o conjunto de amortecedor e molas à carroceria. Encaixada à haste do amortecedor, essa peça também é conhecida como coxim. Uma espuma resistente a impacto, feita de polimérica, é utilizada em sua criação.

Barra estabilizadora

A barra estabilizadora é ligada à carroceria com o auxílio de buchas de fixação e nas colunas com a colaboração de bieletas. Sua função é fazer a conexão entre as colunas de suspensão, o que ajuda a proporcionar ainda mais estabilidade ao carro quando está em altas velocidades.

Conte com a AutoHub para manutenção da suspensão

Saber quais são as peças do sistema de suspensão automotiva te ajuda a identificar problemas que possam atingi-lo. Mas, além disso, é importante fazer a revisão e troca dos componentes sempre que necessário. Para isso, você pode contar com a AutoHub, loja de pneus em São Paulo. Com 8 lojas, somos o lugar ideal para você levar o seu carro para fazer todos os consertos que precisar. Isso porque, além do serviço automotivo de suspensão, também oferecemos os de alinhamento 3D, balanceamento, camber, caster, conserto de injeção eletrônica, manutenção e conserto de rodas, revisão, manutenção do sistema de freio e troca de óleos e filtros, bateria e pneus. Vá em uma de nossas lojas e aproveite!