Clique e ligue já Cobrimos a concorrência
Contato via WhatsApp
Contato via WhatsApp

Manutenção de ar-condicionado automotivo

O serviço de higienização do ar-condicionado automotivo tem como objetivo limpar e conservar o funcionamento do sistema de climatização do seu carro. Com a limpeza e troca do filtro anti-pólen, também é possível evitar que tanto você quanto os passageiros tenham problemas respiratórios ou tenham que lidar com maus odores. Isso porque, quando o filtro está muito poluído, não consegue exercer a sua função de retenção, o que pode prejudicar a saúde dos ocupantes do veículo. Além disso, o ar enviado para dentro do seu automóvel pode ser reduzido. Por mais que você coloque na temperatura mais favorável, a capacidade de refrigeração será baixa.

  • Manutenção do Sistema
  • Carga de gás
Manutenção de ar-condicionado automotivo

Um dos elementos do ar-condicionado automotivo é o gás refrigerante. Ele tem a função de resfriar os dutos por onde o ar transita. É tão importante que, sem ele, não há como o sistema funcionar. Isso só acontece quando existe vazamento. Para consertar o problema, é necessário averiguar com contraste para identificá-lo. Após todo o processo de reparo do vazamento, o gás será reposicionado com óleo lubrificante.

Retífica e troca do compressor

Serve para comprimir o gás e reconduzí-lo ao estado líquido para que o procedimento seja repetido. Basicamente, é um item mecânico que necessita de correias conectadas ao motor e é acionado com um botão de liga/desliga, que fica no painel. Nesse caso, examinamos a sua funcionalidade e indicamos a necessidade de uma retífica ou a troca da peça.

Conserto de mangueiras

Todo o sistema de ar-condicionado automotivo é interligado por mangueiras de borracha e tubulações metálicas. Se uma delas romper, haverá vazamento de gás. Para evitar o problema, esses itens devem sempre ser analisados. Caso tenha algum dano, é necessário fazer o conserto.

Limpeza de sistema

A limpeza do sistema precisa ser feita antes da instalação do gás. Isso porque a circulação do gás pode ser bloqueada se houver qualquer impureza. Esse problema é grave, pois acarreta na quebra do compressor. Por isso, é essencial fazer a limpeza e seguir cada etapa corretamente.

Conserto do sistema elétrico e ventilação forçada

Há casos em que o sistema elétrico, integrado por fusíveis e relês, possui algum defeito e acaba prejudicando o ar-condicionado automotivo, que tem o funcionamento interrompido. Assim, verificamos tudo para garantir o êxito do sistema. Também analisamos o funcionamento da ventilação forçada do painel, que é peça fundamental do ar-condicionado.

Conserto de condensador e eletroventilador

Situado próximo ao radiador, o conjunto tem a função de diminuir a pressão do gás do compressor. Isso é feito pelo eletroventilador, que compromete todo o sistema, caso tenha mau funcionamento. Uma das principais peças que pode deixar de operar é o compressor. Se você tiver esses problemas, fazemos a troca dos itens.

Troca do filtro de secagem e válvula de expansão

O filtro de secagem tem o papel de reter a umidade. Caso tenha o funcionamento interrompido, pode bloquear a passagem do gás, que não irá chegar ao painel. Além disso, a válvula de expansão converte o líquido refrigerante em gás, com um envio controlado que ocasiona o resfriamento das serpentinas. Essa válvula é extremamente importante, pois, sem ela, não seria possível ter a alteração de temperatura.

Conserto do evaporador

Localizado no painel, o evaporador conserva as serpentinas, que são refrigeradas e transformam a temperatura do ar. O vazamento de gás neste item não é comum. Porém, se acontecer, é necessário fazer uma verificação. Para acabar com o problema, fazemos o reparo ou troca da peça.