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Sistema de arrefecimento em veículos elétricos: conheça os componentes

Pessoa no celular olhando para o capô aberto de um carro, com o seguinte texto: Sistema de arrefecimento em carros elétricos

Nos veículos a combustão, o sistema de arrefecimento é muito conhecido e sua principal função é resfriar o motor para mantê-lo em uma temperatura entre 90°C e 100°C. Caso esse sistema não existisse, seria bem provável que alguns componentes internos do motor do carro derretessem pelas elevadas temperaturas decorrentes da queima de combustíveis e explosões internas.

Agora, quando pensamos nos carros elétricos, surge uma dúvida: será que existe algum tipo de sistema de arrefecimento nesses veículos? A resposta para essa pergunta é sim, existe. Ainda que os veículos elétricos não contem com a estrutura que estamos acostumados no sistema de arrefecimento, como grade do radiador frontal, ventoinha, bomba d’água, mangueiras, entre outros, eles também possuem outros componentes de acordo com suas particularidades.

Neste artigo vamos conhecer um pouco mais sobre o sistema de arrefecimento nos veículos elétricos, entender qual a sua importância e também estar atento à manutenção nesses componentes. 

Como funciona o sistema de arrefecimento em veículos elétricos? 

Os veículos elétricos, diferentemente dos carros a combustão, não possuem um radiador frontal. Em vez disso, muitos deles têm uma entrada para recarga no local onde o radiador costuma ficar. No entanto, alguns dos carros elétricos também possuem esse componente, ainda que localizado em outra área. O radiador faz parte do sistema indireto de arrefecimento, específico dos veículos elétricos.

O principal a saber de princípio é que, seja qual for o sistema de arrefecimento dos carros elétricos, eles sempre visam garantir a eficiência e manter a temperatura otimizada para componentes fundamentais, como: o motor elétrico, a eletrônica de potência e a própria bateria. 

Existem dois tipos de sistemas de arrefecimento 

Quando falamos de veículos elétricos, é importante saber que existe uma enorme variedade de modelos e fabricantes de diversos locais como China, Europa, Estados Unidos, entre outros. Por isso, pode acontecer de um veículo ser diferente do outro, ou seja, haver variações em alguns de seus sistemas, incluindo o sistema de arrefecimento. Os principais desses sistemas são: arrefecimento direto da bateria e arrefecimento indireto ou à base de líquidos. 

Sistema de arrefecimento direto

Também conhecido como à base de agente de refrigeração, é um circuito de refrigeração que busca ampliar a autonomia dos veículos elétricos. Em suma, nesse circuito, o sistema de refrigeração e o sistema de ar-condicionado automotivo são conectados, compartilhando o mesmo agente de refrigeração. Os principais componentes do circuito são: condensador, evaporador e unidade de bateria. 

Além disso, a unidade de bateria é composta por: células da bateria, que é onde fica armazenada a energia elétrica do veículo; placa de arrefecimento que é responsável por transferir o calor gerado pelas células da bateria para o líquido de arrefecimento; e, por fim, o aquecedor adicional, que é responsável por manter as células da bateria na temperatura ideal em períodos de frio. 

No sistema de refrigeração direto da bateria são utilizados, geralmente, líquidos à base de glicol, feitos de derivados do petróleo e processos químicos de síntese. Esses líquidos possuem propriedades anticongelantes, e também têm a capacidade de absorver o calor gerado. Além disso, nesses circuitos geralmente não há um radiador, e sim um evaporador e um condensador, que são responsáveis por resfriar o líquido pelo processo de vaporização e condensação, retornando posteriormente para seguir o fluxo de refrigeração dos componentes. 

Sistema de arrefecimento indireto 

Esse sistema de arrefecimento é um pouco mais complexo do que o anterior e é comumente encontrado em carros elétricos com baterias potentes, veículos maiores como SUVs e carros de luxo. O sistema de arrefecimento indireto possui múltiplos circuitos, diferentemente do direto que tem apenas um. Cada um desses circuitos conta com um radiador de baixa temperatura, bomba do líquido de refrigeração, termostato e válvula de fechamento do líquido de arrefecimento. Além disso, o circuito do agente de refrigeração do sistema de ar-condicionado também é incorporado por meio de um trocador de calor especial chamado Chiller. 

É importante saber que, no sistema de refrigeração indireto, existem vários radiadores. Cada uma dessas placas está localizada em um segmento da bateria, formando um módulo de bateria firmemente conectado. O líquido de arrefecimento flui por essas placas, dissipando inicialmente o calor gerado pela bateria de maneira direta. No entanto, caso a capacidade de arrefecimento não seja suficiente, o Chiller é usado de forma adicional pelo circuito, formando assim o processo de arrefecimento indireto.

Sistema de arrefecimento: a garantia da eficiência do seu veículo elétrico

Em suma, o sistema de refrigeração é uma parte essencial dos carros elétricos, garantindo o bom desempenho e a longevidade das baterias. Vimos que existem dois tipos principais de sistemas de arrefecimento: o direto e o indireto, cada um com suas vantagens e desvantagens. Enquanto o sistema direto é mais simples e comum em carros elétricos menores, o sistema indireto é mais complexo e geralmente é empregado em veículos maiores e mais potentes. 

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